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Pedal da embreagem - Tempra
Para remoção do pedal de embreagem, soltar primeiramente o cabo do pedal. Para isso, deslocar a trava plástica 1 para trás, desbloqueando o cabo.

Em seguida mover o pedal para cima, como indica a seta e o cabo para trás (afrouxando-o para facilitar a retirada). Retirar a trava de retenção existente no eixo do lado oposto ao pedal.

Desmontagem/montagem do pedal de embreagem.



Pedal - Regulagem do curso - Tempra

-Fixar o cabo na alavanca de comando, colocando a esfera, a arruela (com a concavidade voltada para fora da alavanca). Prender com a porca A e acionar o pedal de 3 a 4 vezes para permitir o assentamento.

1- Caso o veículo possua tapete de borracha sobre o carpete, este deverá ser retirado para a execução da regulagem.

2- Utilizando uma régua graduada em milímetros, posicioná-la no meio do pedal de embreagem e pressioná-la contra o carpete.

3- Pressionar o pedal de embreagem certificando que o mesmo atingiu o fim de curso.

4- Liberar em seguida o pedal de embreagem, deixando-o na sua posição de repouso (totalmente liberado 2).



5- Verificar que o curso "X" esteja compreendido entre 160 e 165mm.

6- Caso a regulagem esteja correta colocar a contra-porca B, caso contrário regular novamente o curso através da porca A, seguindo o mesmo procedimento de verificação.

D = Lubrificar com graxa, tipo ZETA Z, fornecida pela TUTELA.
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NOTA: 0 uso de tapetes adicionais sob o pedal de embreagem reduz o seu curso útil.
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Colar da embreagem - Tempra
0 colar não deve apresentar interferência de rotação ou rumorosidade, devendo ser substituído em caso contrário.

- Aplicar graxa TUTELA ZETA 2 entre o rolamento e o guia.
- Lubrificar a extremidade da árvore primária com a graxa Unimoly R50/10 (KLUBER).

1 - Lubrificar c/graxa unimoly
2 - Lubrificar com TUTELA ZETA 2

Desmontagem/montagem do colar de embreagem.



Alavanca de comando da embreagem - Tempra

A bucha deverá ser substituída se for constatada folga excessiva no eixo do garfo.

Desmontagem/montagem da alavanca de comando da embreagem.



Na montagem da embreagem no volante do motor, acentragem do disco deve ser feita utilizando a ferramenta A.33210.


NOTA: Os parafusos de fixação da embreagem ao volante do motor, devem ser apertados com chave dinamométrica a um torque de
16 Nm (1,6 kgm).


1. Ferramenta A.33210



FERRAMENTA

1 - Fixar a guia do colar na ferramenta A-57016 c/ parafusos, montando o conjunto na morsa.



2 - Com o uso de uma chave de fenda, extrair o retentor defeituoso.



MONTAGEM

1 - Posicionar o retentor no punção da ferramenta A-57016, conforme indicado na fotografia.


2 - Pressionar o retentor contra a guia do colar, fixando-o com uso de prensa hidráulica.


Obs: Dever-se-á tomar cuidado com a carga utilizada na prensa hidráulica para a fixação do retentor, pois um excesso de carga poderá danificar o retentor assim como a guia.





Suporte pedais embreagem - Substituição - Tempra

TEMPRA TURBO CHASSI N° 9070506 A 9118509

Os veículos pertencentes à ilha de chassi acima deverão ser adequados com a substituição do suporte dos pedais e do pedal de embreagem.

Kit para reposição
Número
Suporte dos pedais + pedais de embreagem 1379

Preenchimento da S.G.

. Código de local: 33101215
. Tipo de Garantia: 05
. Incoveniente: 01
. Operação: 3330Y08
. Tempo para substituição: 2.0*

. Tempo total de substituição do suporte e pedal


Sistema embr. hidráulica - Nova numeração - Tempra
TEMPRA TURBO

Informamos nova numeração da pedaleira do Tempra Turbo (2 e 4 portas)


Pedal de embreagem completo ............................................ 50005303
Pino de fixação do pedal de freio/embreagem ......................... 50000984
Suporte dos pedais completo .............................................. 50005315
Guia inferior p/ mola compl. do pedal de embreagem ................ 50005335

A modificação consiste em adotar uma nova pedaleira em substituição à atual, com o objetivo de evitar deformação do conjunto e do pedal de embreagem, provocada pela elevada carga de acionamento do pedal, prejudicando o engate.

Sangria sist.hidr. comando da embr. - Tempra
Sempre que for efetuada qualquer operação no sistema hidráulico de comando da embreagem, faz-se necessário efetuar a sangria, a fim de expelir o ar do sistema.

Para tanto, conectar um tubo flexível a conexão,
localizada no cilindro auxiliar próximo ao câmbio, cuidando de não deixar nenhuma impureza no local. Colocar a outra extremidade em um recipiente conforme ilustração. Pressionar o pedal de embreagem por três vezes segurando-o no fundo no terceiro acionamento.

Com o auxílio de uma
chave de 7 mm, desapertar a conexão, para saída de ar no circuito. Apertar novamente a conexão e puxar com a mão o pedal de embreagem, colocando-o na posição original. Esperar alguns segundos e repetir esta operação até que pare de sair bolhas de ar pela tubulação de sangria.
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ATENÇÃO:
- Não reutilizar o fluído recuperado
no recipiente.
- Durante o processo de sangria manter sempre o nível do reservatório acima do mínimo.
- Operar com atenção afim de evitar que o fluído entre em contato com a pintura danificando-a.
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